Reuniões terapêuticas de 12 passos numa clinica de recuperação

Reuniões terapêuticas de 12 passos numa clinica de recuperação


Reuniões terapêuticas de 12 passos numa clinica de recuperação

A Sociedade de Narcóticos Anônimos (NA): Um Enfoque Terapêutico Comunitário

A Sociedade de Narcóticos Anônimos (NA) constitui uma organização sem fins lucrativos, formada por indivíduos que estão lutando contra o abuso de substâncias e se encontram em estágios diversos de recuperação. Distinto de programas de reabilitação em regime de internação, seja voluntária ou compulsória, a estrutura do programa de NA dá ênfase à abstinência completa de substâncias entorpecentes e à vontade genuína de cessar o uso como critérios para admissão como membro.

Orientações Terapêuticas

É veementemente aconselhável que os interessados mantenham uma postura receptiva e considerem seriamente a participação nestas assembleias terapêuticas. Os princípios norteadores do programa são elucidados de forma clara e pragmática, com aplicabilidade direta na vida cotidiana. A eficácia desses princípios é corroborada pela experiência coletiva dos membros da NA.

Inclusão e Acolhimento

Em paralelo ao que ocorre em instituições de reabilitação, as sessões terapêuticas de NA priorizam a inclusão e o acolhimento dos recém-chegados. Entendemos que a atitude de generosidade é uma componente crucial para a sustentação de nossa própria sobriedade. O programa está aberto a indivíduos de todas as idades, condições financeiras, etnias, orientações sexuais e convicções religiosas, ou a ausência delas.

Foco no Presente e na Recuperação

A preocupação central da NA, assim como das clínicas de reabilitação, não repousa no histórico do indivíduo, nas substâncias utilizadas anteriormente, ou em outros fatores circunstanciais. A ênfase reside em fornecer assistência aos que estão dispostos a enfrentar seu problema com drogas e em busca de uma solução efetiva.

Eficácia e Recomendações

A prática demonstrou que os membros que mantêm uma participação ativa e contínua nas reuniões terapêuticas de NA são mais propensos a alcançar e sustentar a abstinência e a melhorar significativamente a qualidade de suas vidas. Por essa razão, várias comunidades terapêuticas frequentemente recomendam a inserção dos indivíduos em grupos de autoajuda como NA, Alcoólicos Anônimos (AA), Amor-Exigente e Naranon, como parte complementar de seu plano de recuperação.

Referências bibliográficas: Narcóticos Anônimos. (Site). Os 12 passos. Recuperado de www.na.org.br

Serviços Mundiais de Narcóticos Anônimos. (2016). Narcóticos Anônimos: Texto Básico. Chatsworth, CA: Serviços Mundiais de Narcóticos Anônimos.